O monóxido de carbono (CO) é um gás inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade, sendo por isso um inimigo à espreita, que se não for detetado poderá ter resultados trágicos. É produzido pela queima em condições de pouco oxigénio e/ou alta temperatura.
Para controlo da atmosfera em locais fechados (por ex: habitações, fábricas ou restaurantes) e de acesso de viaturas e pessoas, como o caso de garagens. Estes sistemas mantém um controlo contínuo dos níveis gás e/ou monóxido de carbono, alertando para situações de perigo e acionando procedimentos manuais ou automáticos de controlo e resolução da situação.
Os sistemas de deteção de monóxido possibilitam as sinalizações de vários níveis de concentração de CO, através de alarmes sonoros e visuais existentes nas centrais de deteção, bem como faz a automação dos sistemas de exaustão existentes nos parques de estacionamento e túneis rodoviários, fazendo com que as concentrações de monóxido de carbono atinjam níveis de normalidade.